top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Por que ter Plantas no escritório?

Você sabia que o simples fato de ter plantas no seu escritório pode reduzir os níveis de estresse em até 12%?! Hoje a Casa Das Plantas vai te dar alguns motivos para aderir ao movimento de urban jungle dentro do seu ambiente corporativo.



A vontade inata do ser humano de estar em contato com a natureza é denominada por cientistas de “biofilia” e habitando grandes espaços urbanos a sociedade se afasta cada vez mais dessa realidade. O fato é que a busca por essa retomada do contato com o verde é uma vontade cada vez maior atualmente. Não é incomum observar adeptos à jardins internos nas casas em grandes capitais, sejam eles tradicionais, paredes verdes, jardins em vasos, telhados verdes, enfim, uma grande variedade de formas de cultivo de vegetação vem tomando conta das cidades. Se aproximar do universo verde não é só importante nas casas, como também no ambiente de trabalho.



Além do ponto de se tornarem parte da decoração elas são peça chave para o equilíbrio ecológico do planeta de inúmeras formas. Para os seres humanos muito se pensa no bem-estar da saúde física que elas proporcionam, aqui é importante ressaltarmos também os benefícios que elas agregam para a saúde mental. Estudiosos da área da psicologia da Universidade de Tecnologia de Sydney publicaram um estudo em 2010 afirmando que plantas reduzem a ansiedade e tensão em 37%, a depressão em 58%, a fadiga em 38% e a hostilidade em 44%.



Em 2014 o pesquisador Dr. Chris Knight da Universidade de Exeter, publicou um estudo afirmando que a presença de vegetação nos escritórios aumentou a produtividade dos colaboradores em 15%. Apenas uma planta por metro quadrado, de forma que fique no campo de visão de todos, já melhorou a retenção na memória dos presentes no ambiente.

Um estudo de 1990 da Universidade Agrícola da Noruega também declarou que a introdução de plantas no ambiente corporativo reduziu em 25% sintomas de fadiga, irritação nos olhos e nariz e problemas de concentração. Isso porque além de serem consideradas ótimos filtros naturais de ar, elas atuam na identidade psicobiológica do ser humano agindo na reação positiva do homem à exposição a natureza.



O professor de psicologia organizacional Sir Cary Cooper em um relatório da Human Spaces divulgado em 2015 alega que a presença de plantas no escritório também se torna um ambiente mais atrativo para novos candidatos. Esse benefício é baseado na vertente de design biofílico, como explicado neste artigo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page