top of page
  • Foto do escritorNelson Yokota

Plantscapping, o que é?

Por diversas vezes o hábito do consumidor e amante de plantas o faz comprar um vaso ou uma espécie aleatoriamente, porque o achou bonito ou qualquer outro motivo, porém existe uma vertente estratégica no meio que entrepõe design de interior, paisagismo e arquitetura chamado de plantscapping. Nada mais é do que uma forma planejada de integrar seu ambiente com métodos que buscam exaltar o belo de sua decoração com a integração da natureza.



Muito utilizado em ambientes corporativos, esse planejamento, como todo bom projeto, além de diminuir o excesso de calor e umidade, melhora a qualidade do ar e acústica e proporciona aumento de produtividade, estimulando a criatividade e o aprendizado, tanto para escritórios, residências, espaços comerciais e amplamente utilizado para o que veio para ficar, o home office.


Foto: Histórias de casa

Naturalmente a escolha das espécies depende do ambiente em que elas vão ficar, e como sempre mencionamos aqui na Casa Das Plantas, fatores como condições climáticas regionais, incidência solar do local e o cuidado no cultivo são pontos que sempre devem ser levados em conta.



Assim como no momento da escolha dos móveis, o seu gosto pessoal também deve ser considerado para planejar a lista de escolha das espécies. A ideia de plantscape não é podar o seu gosto, e sim aprimorá-lo. O conceito é embasado em um ambiente em que você consiga se identificar e conviver harmoniosamente.



Se você ainda planeja uma construção, considere pensar no plantscapping junto com o projeto. É comum deixar as plantas para o final como forma de preencher espaços, porém reflita sobre a ideia de conversar com seu arquiteto sobre essa inserção desde o início, tornando a concepção ainda mais coerente. Falando sobre projetos, atualmente muito se fala sobre construções verdes, que incluem técnicas e materiais mais ecológicos, um casamento natural para as plantas.



Não existe uma receita exata para essa aplicação, pode ser distribuído em pequenos nichos, vasos grandes ou pequenos, jardins verticais e o que mais a criatividade permitir. A concepção quando bem executada de um projeto de plantscapping é percebida naturalmente ao entrar em um ambiente, cultive também essa ideia e deixe que a natureza te inspire.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page