top of page
  • Foto do escritorNelson Yokota

Conheça 14 espécies de cactos que florescem

A primeira impressão que uma espécie de cactos ou de suculenta pode passar é de total aridez, por suas preferências de cultivo e habitat natural, mas se engana quem pensa que essas curiosas plantas do universo que compõe tramas do renomado escritor Graciliano Ramos não desenvolvem vidas em si. Algumas das espécies podem até apresentar florações conforme seu cultivo. Hoje a Casa das Plantas separou 14 espécies de cactos e suculentas que podem florescer e te surpreender ao longo de seu extenso ciclo de vida.



Mandacaru

Nativa do nordeste brasileiro, o Cereus Jamacaru é uma planta de baixa manutenção, tendência recorrente nesse grupo de plantas o que é ótimo para quem ainda não tem muita afinidade com o meio das plantas. Suas flores brancas que exalam um perfume adocicado aparecem principalmente em períodos de seca.


mandacaru

Cacto Bispo

De nome científico Astrophytum Myriostigma, foi dado o nome popular por seu formato remeter ao chapéu da figura religiosa. Seu formato por si só já encanta, e sua floração pode demorar a acontecer, mas surpreende quando mantidos os cuidados certos como solo bem drenado e bastante incidência solar.


cacto bispo

Cacto da Lua

Com uma variedade de tamanhos, formatos e cores, o Gymnocalycium mihanovichii pode variar suas tonalidades conforme sua exposição à luz solar e a reação da clorofila. Aqui nosso arquiteto paisagista Wuil Hobold conta um pouco mais sobre essa espécie.


cacto da lua

Quipá

Levando em média 2 anos pra ter sua floração completa, o Tacinga inamoena originário do México ostentará lindas e vibrantes flores vermelhas e amarelas para quem mantém os cuidados corretos para o crescimento saudável.



quipá


Cacto Bola

Seu formato simétrico por si só já é uma bela adição a um jardim encantando com seu volume. O Echinocactus grusonii apresenta afiados espinhos dourados que contrastam com suas delicadas flores.


cacto bola

Flor de Maio

O Schlumbergera é muito utilizado como planta pendente ou como é conhecido pelo Brasil, Flor-de-maio. Sua floração é no outono como o próprio nome já diz ocorre entre abril e maio, ela prefere luz indireta do sol.


flor de maio

Chapéu de Turco

Com florações rosas durante o verão, o Melocactus intortus é uma espécie exótica que tem o formato remetendo ao vestuário que seu nome faz alusão.  

 


chapéu de turco

Palma

Essa espécie mexicana tem floração perene sendo mais forte durante o verão. O famoso Opuntia cochenillifera também é uma iguaria muito aproveitada na culinária do México.


palma

Cacto Saguaro

Nativo do deserto de Sonora, entre o México e os Estados Unidos, ele é bastante representado em filmes de velho oeste e as flores brancas do Carnegiea gigantea encantam a todos.


cacto saguaro

Cacto orquídea

Também nativo da terra dos sombreiros, o Disocactus Ackermannii tem flores vistosas que surgem no período da primavera e precisam de uma atenção especial em relação a sua exposição solar.


cacto orquídea

Cacto arco-íris do Texas

O Echinocereus Dasyacanthus é uma espécie menor que pode chegar a 40 centímetros e por isso sua floração pode parecer desproporcional. De pétalas brancas e amarelas, sua floração se dá no período da primavera.


cacto arco-íris-do-texas

Cacto Rabo de Macaco

Muito utilizado em projetos de paisagismo devido sua aparência única, o Hildewintera colademononis é nativo da Bolívia e pode chegar até dois metros de comprimento.


cacto rabo-de-macaco

Cacto Amendoim

Assim como o cacto rabo-de-macaco, o crescimento do Echinopsis chamaecereus é alongado e esse nativo do país dos Hermanos tem sua floração anualmente.


cacto amendoim

Cacto Almofada de Alfinete

Com pequenas flores e grandes espinhos o Mammillaria decipiens é considerado um minicactus e sua floração acontece durante o verão.


cacto almofada de alfinete

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page