top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Guia completo de cuidados com cactos

Protagonistas de jardins com inspirações em uma estética desértica, exótica e única, plantas da família Cactaceae são conhecidas por sua habilidade singular de sobrevivência principalmente em ambientes com pouca umidade e muita incidência solar. 


Jardim idealizado pelo paisagista da Casa Das Plantas Thiago Zoller
Jardim idealizado pelo paisagista da Casa Das Plantas Thiago Zoller

A grande maioria das espécies são originárias de regiões desérticas da América do Sul e do Norte. É sabido que todo ser vivo é adaptável a diferentes condições de sobrevivência, essas queridinhas do árido não seriam diferentes. Sua capacidade de armazenamento de água em suas raízes, caules e folhas possibilitam à essas espécies a capacidade de sobreviver a longos períodos de estiagem sem que sejam prejudicadas.


Jardim idealizado pelo paisagista da Casa Das Plantas Thiago Zoller
Jardim idealizado pelos paisagistas da Casa Das Plantas

Incluindo também o grupo das suculentas, essas espécies apresentam plantas que podem ser frutíferas e ter flores. Como são plantas bem resistentes elas suportam também o vento. Não se esqueça que para um bom cultivo de um jardim saudável é necessário estabelecer uma ótima sinergia botânica, ou seja, plantas que apreciam o solo úmido não devem ser mantidas próximas a essas espécies que gostam de um solo bem drenado.


gymnocalycium mihanovichii variegata
jardim de espécies raras na Casa Das Plantas




















Em relação à adubação é importante acrescentar de seis em seis meses adubo orgânico, como húmus de minhoca por exemplo. Sejam cactos ou suculentas o crescimento que vão apresentar é proporcional ao seu tamanho original, ou seja, escolha um vaso condizente com essa proporção para que a adaptação seja saudável. Agora que você já tem as principais informações sobre esse universo é hora de escolher o que mais te agrada e começar uma bela cultura de criação dessas lindas espécies.


euphorbia ctea fantasia
suculenta

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page