top of page
Foto do escritorNelson Yokota

8 mitos que atrapalham o cultivo de plantas

Você já deve ter escutado ao longo da vida “se conselho fosse bom não se dava, se vendia” e quando se trata de dicas e conselhos de manutenção de jardinagem não é diferente. Não se deve confiar em tudo que se escuta, procure filtrar as informações com base no conhecimento e histórico de quem está te orientando. A Casa das Plantas há mais de 15 anos vem construindo uma história de muito estudo e aprofundamento no universo verde e conta com uma equipe que além de transformar espaços e encantar jardins também soluciona o seu problema de forma assertiva, sem informações dissipadas de maneira generalizada. Por isso hoje nossos consultores e paisagistas desmistificaram 8 mitos que foram dissipados culturalmente para o cuidado das suas plantas.


Plantas precisam de água todo dia



Como já é de se esperar, uma das questões que mais circula no mundo dos amantes de plantas é com que frequência se deve regar sua espécie. Tanto a falta quanto o excesso de rega podem se tornar um verdadeiro problema por isso é importante que você conheça as necessidades de cada espécie. Tenha em mente alguns elementos básicos de sobrevivência das plantas: luz solar, água e aqui vale ressaltar o ar. O excesso da rega impede que sua planta respire bem, consequentemente impedindo a circulação de ar até as raízes o que vai acarretar na perda total do vegetal aos poucos. Uma das dicas mais valiosas que podemos dar é usar um instrumento que só você tem, suas mãos. Coloque o dedo na terra e verifique a umidade do solo para saber se ela precisa ou não de mais água.


Todo inseto prejudica o jardim

Claro que alguns insetos são prejudiciais para as plantas e além de serem pragas que afetam a estrutura podem transmitir e atrair outros problemas. Apesar disso, se encontrar alguma das espécies abaixo não se preocupe, pelo contrário, fique feliz pois é sinal de que seu jardim está saudável e esbanjando vida:


·         Vespas e Abelhas



Grandes polinizadores, eles são aliados dos jardins apresentando uma relação de mutualismo com as plantas.


·         Minhocas

Arejando o solo e transformando resíduo orgânico em húmus, as grandes aliadas das plantas são essenciais para a nutrição do universo vegetal.


·         Aranhas



Por mais que elas possam ser motivo de pesadelos para alguns, nos jardins ressignifique sua presença, pois é devido às suas teias que prendem insetos, potenciais invasores e pragas, que seu jardim fica protegido.


·         Joaninhas



Tanto na sua faze de larva como na adulta, essa adorada espécie pode chegar a caçar até 200 pulgões por dia, sem falar em outras espécies predadoras que ela pode ingerir.


·         Louva-a-deus



Contrariando a crença popular de que esse conhecido inseto come suas plantas, o louva-a-deus se alimenta de pequenas espécies como pulgões, mariposas e moscas sendo um grande protetor para seu jardim.

 

 Cactos e suculentas não precisam de água


Algumas espécies podem apresentar menos necessidade de rega, as mais conhecidas sendo cactos e suculentas, mas essa maior capacidade de armazenamento não significa que elas não precisem ocasionalmente de rega, principalmente nos dias mais quentes.  


Pesticidas orgânicos são menos tóxicos

Independente de origem orgânica ou manipulada, o mal uso de defensivos pode ser letal para uma planta. Até mesmo compostos preparados a partir de crisântemos se aplicados de forma incorreta podem ser tóxicos tanto para pessoas quanto para animais. Por isso é muito importante sempre ter o auxílio não só das informações do fabricante como também de um profissional capacitado para que um produto criado para defesa de sua planta não se torne um veneno letal.


Quanto mais fertilizantes e defensivos melhor



Como tudo em excesso, aplicar quantidades maiores do que as necessárias de produtos fertilizantes e para defesa da vegetação não vai torna-la mais saudável, pelo contrário, pode elevar os níveis de sal queimando as raízes e retardando o crescimento de espécies.


Regar plantas em dias quentes pode queimar as plantas



Não existe explicação plausível para este mito. Tentando entender o porquê de alguns dissiparem erroneamente essa informação, é possível que seja devido às gotas d’água, que podem agir como lentes direcionando raios de sol podendo gerar pequenos pontos de queimadura principalmente em pétalas mais delicadas. Como boa prática recomendamos sempre realizar a rega no início da manhã que vai garantir não só a melhor absorção pelo solo como também ajudar na temperatura da água que pode estar mais quente, de qualquer maneira regar sua planta ao meio-dia em um dia quente não vai matá-la.


Toda folha amarela indica problemas



Nem sempre uma tonalidade amarelada vai indicar um problema de saúde na sua planta. Como tudo na vida para as plantas não seria diferente e elas também apresentam um ciclo de vida natural, folhas mais velhas vão caindo podendo ficar amarelas para dar lugar a novas e saudáveis folhagens, o que não apresenta relação alguma com pragas, bactérias ou fungos invasores.


Utilizar borra de café



Uma prática comum e que é repassada por gerações pode ser o motivo de adoecimento do seu jardim. Por ser um extrato natural, ele vai apodrecer e isso vai atrair fungos e bactérias que também podem atingir a planta, da mesma forma que existe o risco de encontrar nesse composto restos de adoçante ou açúcar. Por isso caso você vá utilizar esse composto em seu jardim o ideal é realizar a compostagem antes.


Antes de qualquer aplicação de técnica que você ainda não domina no cultivo sempre tome cuidado com informações gerais da internet ou repassadas de boca a boca em rodas de conversa, o ideal é sempre buscar a orientação de um profissional capacitado para que suas plantas tenham um ciclo de vida longo e saudável.

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page