top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Plantas para fachadas

Cartão de visita de qualquer residência, seja em edifícios ou casas, um jardim bem estruturado para recepcionar moradores, visitantes e encantar quem passa e o enxerga é um vislumbre a todos que possam vivenciar essa experiência. Rasteiras, esculturais, trepadeiras, existem diversas espécies que podem compor o local.



Plantas esculturais como a Pata de elefante, a Ravenala conhecida como árvore-do-viajante e também a Palmeira triangular. Confundidas com grande porte, na verdade são árvores de porte médio que são ideais para isso, pois além de belas ornamentais também se enquadram pela manutenção. Ao contrário de árvores de grande porte que exigem um cuidado específico pela altura e o perigo de folhas pesadas que podem cair em alguém, as espécies mencionadas podem ter seu cuidado designado à um profissional sem grandes processos.


Palmeira triangular
Pata-de-elefante
Ravenala

Como já mencionado em artigo anterior, muros verdes são propícios para esse nicho de projeto. Vai conferir amplitude ao espaço além de torna-lo mais agradável. Primeiro vamos começar com o processo de cultivo, é importante ter em mente que as raízes não são as estruturas que ficam na parede, e sim no chão. Sendo assim o processo de adubação e rega deve ser focado no chão evitando excesso de umidade para a planta e garantindo assertividade em sua nutrição. Uma das espécies mais utilizadas é a Unha-de-gato, planta de sol e que em períodos mais quentes precisa de uma atenção maior em sua poda. De baixa manutenção a conhecida Hera e a Falsa-vinha, que também são plantas de sol.


Falsa-vinha
Unha-de-gato
Hera

Se o seu espaço de fachada for menor existem algumas opções mais direcionadas. É interessante que sejam plantas perenes, essas espécies também são válidas para jardins maiores. Para aferir o contexto paisagístico é comum que sejam escolhidas plantas arbustivas. Uma escolha que agrega um ar contrastante é a parente da batata-doce, Ipomeia black, sua folhagem escura acrescenta um valor único estético. Também em tons que somam no visual, a Flor-do-guarujá com tonalidades em marrom e branco dá flores o ano todo. Outra excelente escolha é a Lantana-rasteira floresce o ano inteiro e atrai muitas borboletas que vão dar todo encanto para sua fachada.


Lantana-rasteira
Ipomeia black
Flor-do-guarujá


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page