top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Muros verdes

Uma maneira criativa e sustentável de cultivar uma linda vegetação dentro de casa e também uma opção que agrega esteticamente dentro de um lar, contribuindo para a biodiversidade local, os muros verdes que recebem a cobertura de plantas adequadas para tal prática, vem conquistando cada vez mais espaços nos centros urbanos.  



A preparação do local inclui desde a escolha adequada de espécies que vão ser utilizadas na área, para saber qual a incidência de luminosidade que existe no local, como a rega que vai ser aplicada e também garantir que o próprio muro seja selado para garantir a segurança estrutural da parede em questão. A Casa Das Plantas selecionou algumas espécies que são indicadas para a prática e se adequam bem a esse tipo de projeto.


Primavera (Bougainvillea)

Com um grande leque de variações dentro desse gênero botânico, você pode escolher a que melhor se adapta ao clima da região em que você mora. Elas prosperam bem sob sol pleno, então certifique-se de que o local que vai receber essa variedade de planta receba bastante luminosidade e de que o solo de plantio seja bem drenado e fértil. É interessante também que você instale guias para o crescimento de suas plantas. Sejam grades, treliças ou arames, além de oferecer suporte para o crescimento da espécie você também vai poder literalmente guiar para onde ela vai crescer. Quanto ao processo de manutenção, certifique que o solo esteja sempre úmido, nunca encharcado, verifique se ela apresenta ramos danificados, mortos ou quebrados e realize a poda conforme necessário.



Thunbergia

Também apreciando bastante luminosidade solar, as thunbergias se adequam bem à luz direta ou indireta, contanto que seja um local que disponha das condições mencionadas. Regue-a regularmente garantindo solo úmido e realize o plantio no pé do muro desejado espaçando as mudas com uma distância de 30 a 60 cm entre si. Forneça suporte inicial com algum sistema (grades, arames, fios, treliças) no início do crescimento para guia-las na direção que deseja e auxiliar para que elas se prendam no muro. Como essa planta apresenta um crescimento rápido, fique atento aos limites de onde você deseja que ela alcance e realize a poda conforme a área.



Unha-de-gato (Ficus pumila)

Uma das trepadeiras mais utilizadas em projetos de paisagismo, a unha-de-gato oferece uma ótima solução de revestimento. Diferente das outras espécies presentes na lista, a Ficus prefere luz solar parcial ou até mesmo sombra. Verifique se o solo está úmido principalmente no período inicial de crescimento, e na mesma fase também forneça suporte até que fiquem devidamente atreladas ao muro. Essa planta também é considerada invasiva em alguns casos, por isso esteja atento a poda delimitando a área de crescimento desejada.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page