Com as fortes ondas de correntes frias cada vez mais intensas, nada mais confortante do que após um longo dia fora de casa do que uma bebida quente. Entre as inúmeras opções que você pode preparar, uma das mais saudáveis, tanto para a alma quanto para a saúde do corpo e da mente são as diversas opções dessa bebida milenar, o chá.
Existem inúmeros benefícios no consumo de chás e infusões que incluem:
· Redução nos riscos de câncer – o desenvolvimento de problemas cancerígenos nada mais é do que o excesso de radicais livres no corpo humano levando a multiplicação anormal de células que passaram por uma mutação. Por isso, bebidas como os chás que ajudam na desintoxicação do sistema são tão benéficas no processo.
· Controle da pressão arterial – Certamente você conhece alguém próximo que já compartilhou questões relacionadas à pressão arterial e esse problema gera uma série de questões que podem ser desenvolvidas se tornando um grande sufoco. Devido à característica diurética e também algumas substâncias presentes em sua composição, como no hibisco, essa bebida pode auxiliar indiretamente no panorama de questões arteriais.
· Poder calmante – Por atuar reduzindo os níveis de cortisol no corpo, um hormônio que acelera a frequência cardíaca, o chá também é um forte aliado no desestresse. Ajuda também na concentração e na melhora do sono.
· Redução de colesterol – Segundo um estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition, alguns chás como o chá verde ajudam na redução de LDL (lipoproteína de baixa densidade) inibindo sua absorção pelo corpo. E por serem livres de calorias e fontes naturais de hidratação também contribuem para o processo de emagrecimento.
Agora que você já sabe de todas as vantagens que o consumo dessa bebida pode trazer, além dos preparos prontos que já existem no mercado, nada melhor do que cultivar as suas próprias ervas e colher frescas em sua horta para preparo próprio. Por isso hoje a Casa Das Plantas selecionou 5 ervas aromáticas para cultivar em casa.
Erva-cidreira
Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a Melissa officinalis é uma ótima escolha para o sistema imunológico e digestivo também sendo conhecida por suas propriedades calmantes. Cultive em ambientes com bastante luz solar indireta e um solo rico, úmido e bem drenado para longevidade da espécie.
Manjericão
Muito utilizado em pratos de diversas culturas, e conhecido principalmente na culinária italiana, o Ocimum basilicum por seu aroma picante e adocicado também é uma ótima opção nessa lista de chás. Rico em vitaminas e antioxidantes ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico e no combate de infecções. Devido suas longas raízes seu cultivo deve ser em vasos maiores que fiquem em lugares ensolarados e com solo fértil e bem drenado.
Camomila
É muito difícil quem não conheça essa famosa planta por suas propriedades calmantes e seu poder de ajudar na melhora do sono. A Matricaria recutita L. sempre a primeira escolha quando o assunto é combate ao estresse, essa erva também possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam no combate de dores sendo uma ótima opção nos dias frios. É uma planta resistente e de fácil manutenção que requer uma atenção para uma rega regular.
Sálvia
De sabor potente e levemente amargo, a Salvia officinalis era conhecida pelos antigos povos gregos por afastar maus espíritos. Ela é muito utilizada no combate a dores de garganta por suas propriedades anti-inflamatórias, atuando também na melhora de resfriados e má digestão. Ela requer pouca água, um solo bem drenado e ambientes ensolarados.
Hortelã
Uma erva refrescante, suas folhas verdes oferecem uma série de benefícios para a saúde como auxílio no combate à fadiga física e mental, também em problemas de gases, má digestão e náuseas. Escolha um vaso maior para a Mentha spicata assim como o manjericão, para que suas raízes possam se desenvolver livres. O solo deve ser úmido e bem drenado e ela aprecia luz solar indireta.
Commentaires