top of page
  • Foto do escritorNelson Yokota

Jardins Verticais

Atualizado: 7 de jun.


projeto Casa Das Plantas

Há quem diga que a primeira inspiração para o que atualmente conhecemos como jardim vertical é uma das 7 antigas maravilhas do mundo, os Jardins Suspensos da Babilônia. Ainda que controversa sua existência, estudiosos e historiadores que afirmam sua veracidade descrevem a obra como um pequeno paraíso na antiga Mesopotâmia, uma verdadeira escultura arquitetônica e paisagística.


ilustração do que podem ter sido os Jardins da Babilônia

Segundo pesquisadores, em 612 a.C., o monumento erguido a comando do imperador Nabucodonosor abrigava inúmeras espécies, desde árvores e vegetações gigantes a hortas, com sistemas de irrigação e misturas de formas, cores e texturas. Se esse jardim realmente existiu ainda não se pode afirmar com certeza, mas somente sua ideia inspira paisagistas até os dias atuais para a criação de lindos Jardins Verticais.


projeto Casa Das Plantas
projeto Casa Das Plantas
















Buscando o contato com as raízes, a condição inata ao ser humano de estar próximo a natureza caminha junto com evolução de tecnologias que permitem cada vez mais que a sociedade atual, concentrada em grandes centros urbanos com espaços residenciais cada vez menores, também consiga dispor dessa aproximação de inúmeras formas, como com paredes verdes.


projeto Casa Das Plantas
projeto Casa Das Plantas
















Soluções elegantes que contribuem para o equilíbrio da temperatura de um ambiente, diminuição da poluição sonora, geram impacto visual e através do design biofílico implicam na melhora da saúde mental, os jardins verticais como toda vida verde precisam de alguns cuidados atentos para que tenham vida longa e cresçam saudáveis e formosos.


projeto Casa Das Plantas
projeto Casa Das Plantas















Primeiro vale ressaltar a irrigação automática que além de ser programada de acordo com a necessidade específica de cada planta também supre a necessidade da periodicidade da irrigação, visto que essas estruturas precisam uma frequência alta de rega e tem o controle para evitar tanto a falta quanto o excesso de rega. Outro fator importante é a escolha das espécies que vão compor o sistema, como cada planta apresenta uma necessidade específica as condições locais vão impactar diretamente nesse processo. O local que o vertical vai ser instalado vai determinar a incidência solar, umidade do ar, corrente de vento entre outras variabilidades.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page