top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Escolha o seu tipo de horta

Como mencionado em artigo publicado pela Casa Das Plantas, ter uma horta em casa é mais simples do que parece com os cuidados e escolhas certas. Ensinamos como deve ser feita a seleção das plantas e também como realizar a manutenção de cada espécie sugerida.

Existem diversas formas de como realizar o plantio, ou seja, a disposição que você poderá utilizar seja em vasos, canteiros ou outras formas. Com as dicas sobre o cultivo em mente, agora é hora de escolher o local do plantio.



Automatizada

Facilitando a manutenção diária das ervas, hortaliças e temperos, as hortas automatizadas possuem um sistema de auto irrigação que facilita a vida do morador. Apesar do sistema próprio de irrigação, lembre-se de que a disposição da iluminação, realizar a adubação, cuidado com as podas e correntes de ar fica a seu encargo.



Vertical

Ótima opção para quem deseja aproveitar ao máximo a disposição do pé-direito, a horta vertical é uma excelente opção para quem deseja otimizar o aproveitamento do espaço. Além de otimizar o espaço é uma boa saída para máximo aproveitamento da incidência solar.



Horta elevada

Uma boa escolha para quem tem animais de estimação, protegendo a vegetação do contato com animais doméstcios que possam danifica-lá, as hortas elevadas são pensadas para também tornar a atividade de manutenção mais confortável para o morador, elevando os canteiros tornando mais confortável a prática.



Vasos

A dificuldade no cultivo em vasos geralmente é pelo espaço que as plantas tem para o seu desenvolvimento, o ideal é que o vaso tenha pelo menos 30 cm de profundidade para o crescimento das raízes. Fique atento ao processo de plantio das espécies, garantindo boa drenagem entre outras dicas sugeridas.



Floreiras

Seguindo a lógica dos vasos em relação ao espaço disponível para o crescimento, o que diferencia o plantio em hortas com floreiras é uma disposição maior de espaço permitindo que mais de uma espécie seja plantada no mesmo recipiente, desde que sejam espécies que compartilham as mesmas necessidades e não “briguem” entre si como sugerido aqui.



Canteiros

Em um local com iluminação abundante, caso você tenha a disposição em sua casa espaço para plantio de uma horta em um canteiro é uma ótima opção. Com uma terra bem drenável e rica em matéria orgânica, procure diversificar as espécies para evitar atrair pragas. Uma única espécie plantada em uma horta atrai os invasores para si dificultando a manutenção.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page