Uma das espécies mais antigas ainda existentes e muito bem exploradas até hoje, a Equisetum arvensis L. (EQUISTACEAE), conhecida como cavalinha, é utilizada como planta medicinal desde a Antiguidade e continua em alta entre estudiosos farmacólogos e também na cultura popular repassada em famílias.
Com suas folhas aparentando um rabo de cavalo, essa famosa planta apresenta inúmeros benefícios como erva medicinal além é claro de poder entrar em composições de paisagismo. É uma planta perene que aprecia um solo bem úmido e de temperaturas amenas, se desenvolvendo bem em condições de meia-sombra. Essa antiga aliada da saúde é muito utilizada como chá caseiro e como qualquer substância deve ser consumida com moderação.
Entre inúmeras vantagens no consumo dessa poderosa planta, a Casa Das Plantas listou 7 motivos para optar pelo incluir a cavalinha no seu dia a dia.
Diurético
Se você tem problemas com retenção de líquidos ou questões urinárias, esses desconfortos podem se tornar apenas uma lembrança no consumo a longo prazo de cavalinha. Esse poderoso diurético natural vai te auxiliar a desinchar, contribuindo na melhora dos desconfortos que podem ser causados por noites mal dormidas, alimentação entre outros fatores.
Antioxidante
As células do corpo humano estão em constante risco de danos tóxicos devido a formação de radicais livres. As propriedades presentes na cavalinha ajudam a reduzir o estresse oxidativo no corpo, atuando diretamente contra processos que são degenerativos e tóxicos para o corpo.
Melhora no funcionamento do fígado
Órgão fundamental para desintoxicação do corpo humano, o chá de Cavalinha devido às características apresentadas pode auxiliar na eliminação de substâncias indesejadas no seu sistema de funções vitais.
Pressão alta
Desencadeando uma série de questões como diabetes, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e infarto agudo do miocárdio como as principais consequências, o controle da pressão arterial é uma das grandes lutas no campo da saúde. Devido ao seu poder diurético natural ela pode ser uma boa aliada do controle de hipertensão.
Aliada do sistema imunológico
Rica em vitamina C, ela ajuda fortalecendo as defesas do corpo contra doenças e infecções no combate de microrganismos maléficos à saúde. A vitamina C atua diretamente como nutriente para as células de defesa do corpo o que fortifica os anticorpos.
Redução de colesterol no sangue
Por suas propriedades antioxidantes, a cavalinha também pode ajudar a reduzir os níveis de LDL (colesterol “ruim”) no sangue. Isso quer dizer que suas características antioxidantes podem auxiliar na melhora da circulação sanguínea., impactando diretamente em problemas de pressão alta.
Sistema digestivo
Suas propriedades diuréticas contribuem também para quem passa por questões de constipação. Essas questões podem estar relacionadas a inúmeras causas como hidratação, falta de consumo de fibras e exercício físico como também a outras causas.
Comments