top of page
  • Foto do escritorNelson Yokota

13 espécies que florescem o ano todo

A grande maioria das plantas é conhecida por apresentar períodos definidos para floração, ou seja, flores que brotam sazonalmente em uma das quatro estações, inverno, primavera, verão ou outono. Contudo, como sempre surpreendendo, a natureza nos reserva surpresas com plantas que possuem floração perene e ao longo do ano todo vão colorir seus jardins, vasos e continuam trazendo pureza e alegria sem parar. Hoje a Casa Das Plantas selecionou para você 13 espécies de herbáceas para cultivar e colorir sua casa o ano todo.


Craspedia



Conhecida por vários nomes como woolly head, golf beauty, billy button, sun ball e drumstick, essa peculiar espécie que aparenta ter uma florescência arredondada na verdade são várias florezinhas simétricas que crescem neste formato. Ela tem um caule resistente e aprecia um clima quente.


Lantana



As pequenas florações variam de vermelhas, amarelas, rosas, roxas, laranjas a brancas e crescem em cachos, suportam bem climas mais frios. Como qualquer outra espécie dessa lista o cuidado essencial em temperaturas mais baixas é a proteção de sua planta em caso de geadas.


Beldroega



Uma planta com uma variedade grande de propriedades medicinais, esse membro da família das suculentas apresenta características desse grupo como apreciar bastante luminosidade. Ela prefere temperaturas e regas moderadas. Também é conhecida por ser uma planta alimentícia não-convencional (PANC) e pode ser utilizada e composições de pratos na cozinha.


Penta



Com delicados e finos ramos que apresentam florações brancas, rosas, vermelhas ou lilases, essa espécie bem resistente mesmo sob as mais variadas temperaturas é também uma planta de baixa manutenção. Aprecia um solo bem drenado e uma rega mais frequente, de até três vezes por semana.


Gerânio



Cores fortes, vibrantes e uma espécie de baixa manutenção são apenas alguns dos fatores que tornaram o Gerânio uma das plantas com maior procura no mercado. Assim como todas as plantas durante o inverno diminua a frequência de rega, se no verão é quase todos os dias no frio a cada 3 dias já é o suficiente. Procure realizar a aplicação de fertilizante mensalmente para ter essa floração anual.


Verbena



Com florações que brotam principalmente durante a primavera e no verão, quando bem cuidada ela pode florescer até a primeira geada da estação. Ela aprecia bastante luz indireta podendo sobreviver até em ambientes fechados desde que receba essa luminosidade necessária.


Violeta Africana



Uma plantinha que pode até trazer um toque nostálgico e familiar em seu lar, além de florescer o ano todo, essa pequena e encantadora flor requer uma rega de até 3 vezes por semana nos períodos mais quentes do ano, lembre-se de diminuir essa frequência em épocas mais frias.


Lavanda



A aromática e charmosa queridinha por vários, tanto humanos quanto polinizadores, além de compor jardins, soluções aromáticas, ser uma erva medicinal entre tantas outras qualidades atribuídas a essa famosa espécie, se plantada em um jardim deve ser posicionada distante de outras espécies por ter um crescimento rápido podendo expulsar outras herbáceas ao seu redor.


Begônia



Para que ela floresça o ano todo tenha alguns cuidados básicos. Primeiro a luminosidade, ela gosta de bastante luz indireta por isso é ideal posicioná-la próximo a janelas, uma rega de 3 vezes por semana durante o verão e a cada 10 dias no inverno.  Uma dica valiosa é deixar um pratinho com água embaixo do vaso para que ela absorva a umidade do ar.


Amor-perfeito



Conhecida como a rainha dos jardins de inverno, suas pequenas flores que apresentam variadas tonalidades, toleram bem o frio e fazem lindas composições em vasos e jardins.


Antúrio



Uma planta bem tradicional nas casas brasileiras, o Antúrio além de ser uma planta perene é bem resistente e um toque exótico em qualquer projeto de paisagismo e composição de vasos.


Gérbera



Essa nativa da África é uma herbácea perene com grandes capítulos de inflorescência. Suas pétalas de tons quentes assim como o girassol são heliotrópicas, ou seja, acompanham o movimento do sol.


Crisântemo





Uma planta tradicionalmente asiática, é de dia curto e em grego significa “flor de ouro”. Sua beleza e vitalidade apresentam uma variedade de tons e formas que colorem e alegram qualquer ambiente.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page