top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

O que plantar no inverno

É comum o conhecimento de que a melhor fase de desenvolvimento de plantas seja a primavera ou o verão. Claro que pensando em seu habitat natural, a vegetação realmente fica mais exposta ao sol e a temperaturas mais altas. Porém o que muitos não sabem é que o inverno também contribui para o bom progresso na evolução de algumas espécies. Hoje a Casa das Plantas vai te ensinar quais espécies são ideais e como manejar o cultivo nessa época.



Nessa estação do ano é comum que algumas espécies entrem em uma espécie de hibernação para acumular energia para a floração na primavera, também o frio dispõe de “horas de frio” que são essenciais para a prosperidade de algumas frutíferas como a maçã, a uva e o kiwi, pois é o momento ideal para que a frutas produzam mais sacarose tornando-as mais doces.



Devido a localidade e temperaturas locais, é usual que plantas da região Sul estejam mais habituadas a esse cenário, como por exemplo o Ipê amarelo e a Bracatinga. Para as plantas mais sensíveis nessas condições recomendamos diminuir a quantidade de regas e caso estejam expostas em ambiente exterior cobri-las durante geadas e ventos mais fortes. Procure também manter o solo bem adubado para que a planta consiga absorver melhor os nutrientes.


Bracatinga
Ipê amarelo
















Uma das plantas que tem seu melhor crescimento na época de temperaturas mais baixas é a Pitangueira. Uma espécie nativa e que precisa de muita água, por isso se atente a frequência de irrigação, já que a recomendação geral para outras espécies vai contra o que essa espécie frutífera necessita.



Conhecida por suas propriedades tranquilizantes e aroma calmante, a Lavanda também é uma espécie de ótimo desenvolvimento no frio. Floresce bem no outono e no inverno e pode suportar até geadas.



Trazendo delicadeza e elegância em decorações e jardins, a Hortênsia tem sua floração em até sete meses após seu plantio. De tons que variam entre o roxo e o azul, se dá bem temperaturas amenas.



Assim como a lavanda, essa erva aromática encanta pelo seu aroma, propriedades em óleos essenciais e também na culinária. O Alecrim aprecia luz solar direta e sem exageros, no caso de locais expostos a geadas e temperaturas muito baixas é recomendado que não o deixe desprotegido.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page