Espécies de plantas para varandas


Algumas plantas que podemos utilizar são: Begônias, Tagetes, Alyssum, Aspargo Pluma e Pendente, Dinheiro em Penca, Azaléia, Pitosporo, Clusea, Buxinho, Loropetalo, Viburno, Gardênia, Vitex, Solano, Kaizuka, Pata de Elefante, Lança e Espada de São Jorge, entre outras.

Nunca esquecendo que quanto maior for a planta e maior a incidência de vento, maior terá que ser o vaso, para que o vento não o derrube.

A altura da varanda não interfere diretamente na planta, o que irá influenciar é a incidência de sol e vento.

Tanto para andares mais altos como mais baixos podemos utilizar plantas e vasos de vários modelos e tamanhos, estas especificações poderão ser fornecidas por um bom paisagista e encontradas em um Garden Center de qualidade.

  • Varandas com muito vento:

Em varandas com grande incidência de vento devemos tomar muito cuidado na escolha das plantas, sempre procurando utilizar plantas mais rústicas e vasos maiores algumas plantas que podemos escolher são: Kaizuka, Azaléia, Viburno, Podocarpo, Gardênia, Pitosporo, Clusea, Abélia, Lança e Espada de São Jorge, Jabuticaba, Frutas Cítricas, entre outras.

  • Varandas com sol da manhã:

O sol da manhã é um sol mais ameno até as 10:00hs, neste período de insolação podemos utilizar plantas de meia sombra como Lírio da Paz, Clívia, Antúrio, Bromélias, Hosta, Begônias, entre outras. Em varandas que batem sol a manhã toda ou após as 10:00hs, devemos procurar plantas de sol pleno como as plantas utilizadas em varandas que batem sol a tarde.

  • Varandas com sol da tarde:

Em varandas que batem sol no período da tarde devemos procurar utilizar plantas de sol pleno, pois a radiação solar é intensa estas plantas devem ser bem rústicas tais como a Bouganville, Strelitzia, Bela Emília, Solano, entre outras e são encontradas em um Garden Center de qualidade.

  • Varandas que recebem chuva:

Em varandas que recebem chuva, o principal fator é fazer uma boa drenagem nos vasos e floreiras para que não acumule água e consequentemente mate a planta, pois todas as espécies apreciam a chuva.

Posts recentes