top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Você sabe como molhar as suas plantas e reconhecer quando elas estão com sede?!

Nós podemos observar pelas folhas quando elas estão com sinal de desidratação. Normalmente no caso de plantas com muitas folhas como no caso da jabuticaba, quando está com sede, derruba as folhas como um sinal de sobrevivência. Se você tem uma planta em casa que tem muitas folhas e elas tem caído muito pode ser sinal de falta de água. Já plantas com folhas longas, como no caso da Rafia, puxam a umidade da ponta da folha para sobreviver e começam a ficar com aquela pontinha seca. Por mais que se corte a ponta, perceba que ela ficando com sede e está faltando água, deve-se aumentar a frequência ou a quantidade de rega.


Plantas que tem folhas maiores, mais largas, mais espalmadas enrugam a folha e ficam dobradinhas. Note que olhando para as folhas das plantas é possível perceber quando estão com sede.

-Plantas que tem muita folha, derrubam no chão

-Plantas que tem folha longa, secam a pontinha

-Plantas que tem folhas mais largas como o filodendro, como o lírio da paz, a folha murcha



E como saber que é hora de molhar? Aí uma dica muito importante é você usar um instrumento digital para conferir o solo. Sabe que instrumento é esse? É a sua digital, seu dedo! É uma brincadeira, mas assim você não esquece. Se você perceber que está úmido na parte superior com certeza existe mais umidade embaixo. Se você sentir que a parte de cima está seca, é um sinal de que todo vaso já está ficando seco, então é hora de molhar. Assim você vai encontrar a melhor frequência e quantidade de rega. Por exemplo, realiza-se a rega uma vez por semana, sempre quando for molhar coloque o dedo antes na terra. Se ela estiver seca você vai aumentar a quantidade de água se ela estiver molhada, muito úmida, você vai diminuir essa quantidade até achar a medida ideal. Outra dica importante, é com certa frequência você borrifar água nas folhas, para simular o orvalho que as plantas teriam na natureza, mas não vão ter dentro da sua casa. A cada dez dias ou quinze dias você faz essa irrigação folhar, então você já sabe, cuide com a rega das suas plantas, sempre antes de molhar confira a umidade da terra e encontre a quantidade necessária de água para sua planta.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page