top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Você já conhece “Plantas Góticas”?

Com a mudança de estação na capital paranaense dando as caras, o clima de aconchego vem junto tomando conta dos lares. Diversos aspectos podem ser abordados nesse contexto, incluindo as plantas dentro de casa.



A região Sul é conhecida pelas mais baixas temperaturas na temporada de outono/inverno, isso é claro acaba também influenciando na escolha da vegetação que vai se ter dentro de casa. Existe uma tendência dentro do paisagismo que foi apelidada de “plantas góticas”, isso se deve devido a aparência da vegetação que engloba essa vertente, com tons mais fechados e aparência aveludada. Engana-se quem acha que pelas características são plantas que não gostam de luz, muito pelo contrário. Esses pigmentos mais escuros são na realidade uma forma de proteção contra os raios ultravioleta, funcionam como mecanismo de defesa dessas espécies.


Claro, como já mencionado em textos publicados, cada planta apresenta uma necessidade de cuidado específica, o que vale ser ressaltado aqui é que essas espécies necessitam de bastante luminosidade, o que não necessariamente implica em luz direta.


A chegada das estações mais frias pede essa ambientação mais “cozy” dentro de casa, e por isso nesse artigo a Casa Das Plantas traz algumas opções e dicas de cuidado com cada uma.


Ficus Elastica Burgundy

Com folhas escuras e bem brilhantes, sua textura pode remeter até aparência de couro. Como mencionado anteriormente, essa espécie de Ficus por exemplo demanda bastante luminosidade, é ideal que fique próximo a uma janela.



Alocasia Black Velvet

Esse tipo de folhagem exótica, originário da Indonésia também aprecia bastante luz indireta e se adpata bem tanto em ambientes internos quanto externos, desde que não fique exposto ao sol diretamente.



Peperomia Caperata Schumi Red

Também apreciando bastante iluminação indireta, as peperômias sempre são um acerto e se mantém na lista das favoritas quando se pensa em plantas para ambientes internos.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page