top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Pontas secas e amareladas

Você já se deparou com alguma planta sua que aparentemente estava saudável, porém apresentava pontas secas e amareladas?



Recuperá-las e ter sua planta em seu melhor estado é mais fácil do que se imagina, e hoje vamos dar dicas sobre as principais causas e como tratar este problema. Apesar de não podermos recuperar a parte amarelada, é possível elimina-las e ter um crescimento de novas folhas de maneira saudável.


Uma das causas mais importantes a serem observadas é a salinidade. Tanto no ar, como na água ou no substrato, prejudica o processo de difusão na seiva. É como se a rega estivesse sendo feita com água do mar, ao invés de hidratar está desidratando sua planta. Existem algumas causas específicas que podem causar este efeito:


-Excesso de adubação

-Substrato muito rico

-Maresia

-Água salobra

-Regas insuficientes

-Substrato envelhecido


Outra causa de pontas amareladas é a umidade do ar. As plantas mais comuns dentro de casa são as tropicais. Originárias de habitats mais fechados e bem úmidos. É comum que sua residência, principalmente em meios urbanos, não tenha a umidade necessária para o bom desenvolvimento. Pode-se resolver esta questão com:


-Tolhas molhadas

-Desligando aquecedor ou ar condicionado

-Umidificador de ambiente

-Plantas companheiras



Causas climáticas com certeza também interferem no processo, excesso de frio, vento ou calor. Por isso fique atento a este tipo de exposição. Não é novidade que excessos são prejudiciais, para as plantas não seria diferente. Excesso de flúor, que é encontrado na água corrente em prol da saúde bucal, ou até mesmo da rega em quantidade maior que a necessária pode causar este ressecamento. A falta de potássio também pode ser uma questão.



E agora cortar ou não as pontas? Primeiro é necessário identificar com cuidado a causa para saber como prosseguir. Em alguns casos mudar a planta de lugar ou identificar a necessidade do regime de irrigação pode ser o suficiente. Se necessária a poda, é preciso ter muito cuidado com o local com o local do corte, dentro da área queimada da folha.

Lembre-se de que o resultado da poda não é perfeito, mas deixará sua planta mais bonita e saudável. E a paciência também é fundamental, pois algumas plantas demoram mais para se recuperar.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page