top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Plantas que não precisam de terra

Os elementos de cuidados básicos com plantas são luz solar, terra, adubo e água. Para a grande maioria das espécies essa informação está correta, porém existem espécies chamadas de “Air plants” (ou “Plantas de ar”) que não precisam de terra. Em sua grande maioria são epífitas, se apoiam no tronco de outras como forma de sobrevivência, porém não são parasitas, não sugam a seiva de seu receptor. Como não criam raízes para própria nutrição, suas folhas exercem esse importante papel.



Nativas do continente Americano, possuem mais de 500 espécies e são da família das bromélias. Do gênero Tillandsia a maior parte dessas espécies aprecia bastante luminosidade e umidade. De climas que vão do árido a florestas tropicais, no cultivo dessas plantas é importante que as condições sejam próximas às que são expostas em seu habitat. A rega pode ser feita utilizando um borrifador e a frequência vai de acordo com a planta escolhida. Como não ficam no solo, a adubação deve ser feita de maneira foliar, é recomendado utilizar o adubo líquido próprio pra orquídeas. Como elas não precisam ser cultivadas em vasos, você pode usar a criatividade na hora escolher um lugar para colocá-las. Se adequam bem em diversos ambientes e maneiras de cultivo.


Tillandsia Cyanea

Uma das mais populares no Brasil, além do cultivo sem terra também pode ser plantada em vasos. Caso opte pelo último modo de cultivo, certifique-se se que o substrato utilizado será o específico para orquídeas, que assim como a Cyanea apreciam umidade.



Tillandsia Ionantha

Recomendada para jardineiros iniciantes, é de fácil manutenção e se multiplicam com facilidade. São bem coloridas e também pequenas.



Tillandsia Caput Medusae

A espécie conhecida como “Tillandsia Polvo” não gosta de temperaturas baixas. Também é de fácil cultivo e apresenta aparência aveludada devido seus tricomas.  



Tillandsia Pohliana

Podendo ser cultivado no sol, é uma planta que cresce mais do que as mencionadas até agora. Suas flores amarelas encantam e ela precisa de menos água sendo de fácil manutenção.



Tillandsia Tricholepis

Facilmente confundida com “praga” e suculentas, é uma espécie encontrada em grande escala no Brasil. Funciona muito bem em terrários aéreos e aprecia umidade.



Tillandsia Stricta

De porte pequeno com folhas finas e floras roxas e rosas, ela é muito encontrada no sudeste brasileiro e aprecia bastante umidade.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page