top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Plantas que não gostam de vento

Você tem um canto na sua casa, ou uma varanda, até na casa de praia que venta muito?! Hoje contamos quais são as plantas não gostam de vento.


É muito comum ouvir falar das plantas que gostam de vento como a lavanda, o alecrim, a yucca, a fênix, a costela-de-adão, alguns cactos e suculentas. Normalmente plantas que tem a folha fina e dura, mas e as plantas que não gostam de vento?! É sobre elas que vamos falar hoje.

ravenala

Começamos com o exemplo da Ravenala, a árvore do viajante. Em um lugar que venta muito, suas folhas ficam bem danificadas, como também da bananeira, a helicônia, o lírio-da-paz e até mesmo a samambaia. Normalmente as plantas que não gostam de muito vento são de matas mais fechadas, mais densas, elas não evoluíram e não se adaptaram a um ambiente ventoso, o que faz com que o vento prejudique suas folhas. Não precisaram criar mecanismos para se defender desse clima, então é preciso coloca-las em um lugar protegido. Uma estratégia muito boa para cortar o vento, é criar uma barreira.


lírio-da-paz
helicônia


bananeira

Por exemplo se você tem uma Ravenala em casa quer protege-la do vento, pode criar uma cerca viva com podocarpos, ou uma das espécies citadas no início, para tampar e quebrar um pouco desse vento. Há também a possibilidade de um fechamento com um brise, ou um painel, assim você tira essa incidência forte do vento.

podocarpus

Se você estiver por exemplo em um terraço, ou em lugar mais alto, é um pouco mais complicado. O vento além de desidratar, tem muita força, é melhor então mudar sua planta de lugar. Então você já sabe, tem plantas que gostam e plantas que não gostam de vento, com essas dicas você terá plantas mais saudáveis e duradouras.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page