Além de serem utilizados em terapias, parte da rotina de autocuidado e de relaxamento de muitos, óleos essenciais e ervas aromáticas também compõe um papel importante na proteção de lares contra mosquitos e possíveis infestações.
O Brasil é conhecido por um histórico de problemas relacionados a epidemias do vírus DENV e seu respectivo transmissor o mosquito Aedes aegypti, popularmente conhecido como dengue. Passando mais uma vez por questões relacionadas às perturbações dos agentes da doença, os brasileiros devem ficar atentos a todas recomendações do Ministério da Saúde e de profissionais da área.
O que você talvez ainda não saiba, é que na hora da prevenção a proliferação do mosquito, além das informações amplamente divulgadas pela mídia e profissionais sanitários e da saúde, as plantas são ótimas aliadas na hora de se prevenir. Algumas espécies possuem substâncias específicas em sua composição que podem ajudar a afastar esses insetos, funcionando como repelentes naturais. Pensando nisso A Casa Das Plantas selecionou algumas espécies que apresentam potencial de se tornarem ótimas aliadas no combate ao inseto.
Orégano
Muito conhecido em sua forma seca e amplamente utilizado em diversos pratos da culinária mundial, esse tempero em sua forma natural e fresca, devido ao aroma que exala é um ótimo aliado para repelir o agente causador da doença.
Alecrim
O mesmo aroma que tornou esse tempero famoso na cozinha também repele o mosquito da dengue e é ótimo para se ter em casa para diversas funcionalidades.
Unha-de-gato
Estudantes da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) realizaram pesquisas que comprovam que os óleos essenciais da Unha-de-gato apresentam um ótimo potencial larvicida, o que é uma excelente opção ao combate das larvas do mosquito.
Lavanda
Essas inflorescências roxas são muito conhecidas por atuarem como plantas relaxantes para o ser humano, o que funciona de maneira oposta para os mosquitos. Essa plantinha apresenta compostos voláteis como linalol e acetato de linalila que para mosquitos é desagradável.
Manjericão
Outra erva aromática que apresenta os compostos voláteis mencionados acima, esse potente tempero também tem em sua composição eugenol e citronelol, também potentes componentes que repelem mosquitos. Além disso, especialistas recomendam fazer um chá de manjericão, misturá-lo com álcool e borrifar pela casa como forma de repelente natural.
Sálvia
Poucos conhecem as propriedades de repelente natural dessa planta muito utilizada na culinária. A Sálvia além das propriedades medicinais também apresenta compostos como tujona, borneal e cineol que atuam como naturais repelentes.
Citronela
Provavelmente a mais conhecida por suas propriedades repelentes, a citronela é bastante explorada pela indústria de repelentes em suas fórmulas. Os principais componentes desse poderoso repelente natural são citronelol, citronelal e geraniol.
Comments