top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Plantas para plantio no verão

Dezembro marca o início do aumento das chuvas e também das temperaturas, ótima temporada para começar a investir em novos plantios. A grande maioria das hortaliças e flores variam conforme a regionalidade, porém algumas espécies como tomates e pimentas variadas podem ser cultivados em todas as localidades.




Como sempre, relembramos também o cuidado com a rega, devido ao aumento da umidade no solo com as chuvas, nesse período é comum que o solo retenha mais a umidade necessitando de menos regas. Hoje a Casa das Plantas separou entre 12 espécies, hortaliças e flores ideais para o plantio nessa época:


Alface



De fácil cultivo e manutenção, essa verdura presente em uma enorme variedade de pratos e saladas, além de não exigir grandes habilidades e conhecimento para o seu plantio pode ser colhida durante o ano todo.


Abobrinha



Muito versátil para inúmeros pratos, a mais conhecida é a Abobrinha Italiana, que apesar de seu nome tem origens norte americanas.


Coentro



Sendo recomendado o cultivo sob boa iluminação, no cuidado com esse tempero é recomendado que sejam retiradas as folhas maiores e mantidas as menores para que as raízes não cresçam de forma acelerada.


Cenoura





O plantio da cenoura é feito com um corte de 3cm acima das raízes, mergulhe-as em um recipiente com água e aproximadamente uma semana depois assim que as folhas começarem a crescer pode ser transferida para a terra. A colheita pode ser realizada entre 80 a 120 dias após o plantio.


Melancia



Se você tem um jardim com mais espaço, cultivar essa fruta pode ser uma ótima ideia. Cada buraco para o plantio deve ter de 30 a 40 cm de diâmetro e uma distância de 2 a 3 metros entre si. Em cada espaço, espalhe pelo menos 6 sementes no solo já adubado.


Pimentão



Você pode optar por qualquer um dos três tipos desse vegetal que apresenta as mesmas condições de cultivo. Tanto o vermelho, o verde quanto o amarelo levam cerca de 2 a 3 meses para colheita que deve ser realizada no outono.


Tomate



Lave as sementes desse fruto e seque-as bem. Plante em um copo descartável ou sementeira e aguarde o aparecimento dos brotos para transferi-lo para vasos com pelo menos 20 cm de profundidade.


Girassol



Como o próprio nome diz, essas flores exuberantes são adeptas ao sol pleno, idealmente é interessante que sejam plantadas em áreas externas, caso você more em um apartamento, busque o lugar maior incidência solar.


Begônia



Uma espécie de sombra ou meia-sombra, gosta do solo úmido e floresce bem quase o ano todo, suas flores vão do vermelho ao branco e as variações de tons.


Pingo-de-ouro



Comumente utilizado para demarcações em projetos paisagísticos, seu crescimento é acelerado e aprecia sol pleno, ideal para áreas externas.


Kalanchoe



Essas delicadas inflorescências são na verdade suculentas. Como todas as suculentas, aprecia solos bem drenados, pH levemente ácido e bem aerado. A indicação para o seu plantio é dividir em duas partes de areia, uma de terra comum e uma de terra vegetal. 


Violeta



Por preferirem temperaturas amenas, o ideal é plantar as sementes e cultiva-las em ambientes internos durante o verão. As flores desabrocham tanto no início da primavera quanto no final do inverno. Apesar das especificidades para seu plantio, se cuidadas de forma correta duram o ano todo.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page