top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Plantas para o quarto de casal

Caso você tenha escutado por crença popular que plantas no quarto são prejudiciais por “roubarem” o oxigênio pela noite, é hora de repensar esse conceito. Ao contrário do que alguns acreditam, é muito benéfica a presença de vegetação no ambiente, e além de contribuir para a saúde, você pode elevar o bem-estar até mesmo harmonizando com a presença de quem você ama.



De acordo com a filosofia do Feng Shui, além da tranquilidade e beleza que plantas trazem para um lar, elas atuam em diversas áreas da vida dos moradores e alinham o ‘Guá’ de quem habita. Saúde, carreira, família, e aqui o enfoque, o amor. É interessante visar o conforto de quem vai circular o quarto, por isso evite plantas com muito pólen e espinhos para poupar possíveis alergias e acidentes. Hoje a Casa Das Plantas traz algumas opções para inspirar essa harmonia no amor do quarto de casal.


Camomila

Sempre relacionada a tranquilidade, essa flor que rende magníficos chás e essências também apresenta um aroma que traz calma ao ambiente e à relação. Lembre-se de que ela gosta de sol por isso é importante que ela receba luz direta ou um ambiente tenha bastante luminosidade, a aromática também aprecia climas amenos.



Gardênia

Outra espécie que é relacionada à paz, a Gardênia tem um efeito levemente sedativo que é ótimo para controle de ansiedade e ajuda no sono. Com suas delicadas pétalas brancas, ela é uma boa opção decorativa. Tendo em mente sua delicadeza, tenha um cuidado atencioso em seu cultivo, apesar de gostar de bastante iluminação não deve receber luz direta do sol correndo o risco de ter suas pétalas queimadas.



Lavanda

Utilizada em tratamentos contra a insônia, depressão e ansiedade, por isso muito aplicada em aromaterapia, é uma excelente opção que traz aconchego ao ambiente. Assim como a grande maioria das espécies que apresentam flores e inflorescências, ela é exigente em relação ao tempo de sol, procure mantê-la sob bastante iluminação.



Tomilho

Uma erva utilizada há milênios e tida como amuleto para afastamento de más energias e vibrações, o Tomilho além de amplamente utilizado na culinária mediterrânea, também é tido como ótima erva purificante de ambientes. É tido como afastador de pesadelos além de melhorar a autoestima. Também aprecia muita luminosidade e precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.



Bambu-da-sorte

Um dos maiores amuletos de positividade (chi) da filosofia chinesa, é um forte sinônimo de prosperidade, fartura e força. O bambu-da-sorte também movimenta os fluxos de energia da residência, e além de todos os pontos mencionados também representa resistência e riqueza.

 



 Árvore-da-felicidade

A poesia em forma de muda perfeita para fortalecer o amor. Existem as espécies de fêmea e macho da Árvore-da-felicidade, e para fortalecer ainda mais a relação e o simbolismo dessa espécie é preciso plantar as duas no mesmo vaso.  



Lírio-da-paz

Uma das plantas mais eficazes no processo de purificação do ar, especialistas afirmam que entre as vantagens de se ter um Lírio-da-paz está a capacidade de remoção de xileno, amônia, tolueno, benzeno, formaldeído e tricloroetileno do ambiente. Além de todas essas vantagens, a planta também é de fácil manutenção e pode ficar em diversos nichos, chão, vasos, canteiros, prateleiras e uma infinidade que varia de acordo com a sua criatividade. Ele aprecia luz indireta.



Hera-inglesa

Nominada pela NASA como a planta mais eficaz na remoção de poluentes do ar, incluindo partículas do cigarro e de poluição, é uma planta de pequeno porte e suas folhas crescem para baixo, por isso a melhor forma de cultivo é em vasos pendentes.



Dracena

Com inúmeras variações que envolvem desde tonalidades, faixas estriadas e tamanhos, o gênero Dracaena além de toda gama de espécies que apresenta é também um ótimo purificador de ar. Filtrando gases e poluentes presentes no ar, ela também é resistente ao ar-condicionado.



Aloe Vera

Desbravada na antiguidade por povos orientais, a conhecida Babosa é um poderoso medicamento em tratamentos de cicatrização, calmante e anti-inflamatório. Também tem propriedades que a tornam um ótimo componente hidratante. Para o quarto tem um papel excelente de purificador contra formaldeído e benzeno no ambiente.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page