top of page
Foto do escritorAndré Possolli

Plantas medicinais milenares

Como tratado em artigo anterior pela Casa Das Plantas, inúmeras espécies representam um bem maior não só ao alinhamento do ecossistema e da harmonia com o planeta que habitamos. Muitas plantas representam a cura de problemas relacionados à saúde e isso é uma prática de conhecimento milenar.



A medicina antiga que rege muito do que é de conhecimento atual na área, e além disso representa o que curandeiros antigos desvendaram para que na sociedade contemporânea essa sabedoria fosse base de aplicação para remédios. Hoje vamos explorar um pouco mais a fundo plantas que são essenciais no processo de cura de diversas questões para o corpo humano.


Salvia Apiana

Conhecida como Sálvia Branca, era da crença de alguns povos indígenas ser uma planta com propriedades purificadoras e de afastamento de energias negativas. Na medicina contemporânea é utilizada no tratamento de sintomas de resfriados, dores de cabeça e do sistema digestivo e doenças respiratórias.



Mandragora officinarum L.

Muito conhecida por ter sido representada no universo da franquia “Harry Potter”, a Mandrágora é uma espécie de conhecimento muito antigo e era empregada no tratamento de questões relacionadas ao sistema nervoso e úlceras. Deve haver um cuidado no manuseio dessa raiz intrigante que tem os troncos torcidos que por vezes se assemelha à figura humana, pois ela apresenta compostos que podem alucinógenas.



Laurus Nobilis

Amplamente aplicada na culinária latino-americana, principalmente do conhecimento do dia-a-dia brasileiro no feijão, a Folha de Louro, é além de um tempero apreciado, um ótimo atuante no trato do sistema digestivo, cardiovascular, urinário e respiratório.  



Dracaena trifasciata

Para além da crença de proteção de casa, sendo amplamente utilizada nas portas de casas para afastar energias negativas, a Espada-de-São-Jorge também é recomendada para purificar o ar principalmente para quem apresenta problemas respiratórios e dores de cabeça.





Conium maculatum

Devinda da sabedoria de curandeiros árabes e gregos, a Cicuta era amplamente utilizada no tratamento de artrite, entre outras patologias. Conhecida por ser o veneno que levou o filósofo Sócrates ao óbito, é prova de que toda substância deve ser manipulada com cautela. Na sociedade atual, é muito aplicada em homeopatias.



Ruta graveolens

Acredita-se que a Arruda um potente amuleto aplicado em amuletos de proteção contra mau olhado e negatividades. Sabe-se que é ótimo se aplicado em tratamentos externos devido à sua toxicidade, através de loções, pomadas e óleos essências.

 



Artemisia vulgaris

Aplicada em chás e óleos essenciais, o nome que traz como inspiração a deusa grega Artêmis, a Artemísia é relacionada ao alívio de dores e tratamentos terapêuticos.



Salvia rosmarinus

Relacionado ao bem-estar e limpeza para trazer alegria, o Alecrim além de estar presente nos lares como tempero e em incensos, também contribui para redução de ansiedade e stress, melhora na digestão e seu chá ainda é uma rica fonte de antioxidantes e vitamina A.



46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page