top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Paisagismo Regenerativo, o que é

Contribuindo com a corrente de pensamento que alinha a evolução da sociedade atual com a natureza, o paisagismo regenerativo busca integrar a complexidade das construções, design e jardins com a harmonia e o impacto no bioma. Além da estrutura de captação de energia solar e reuso de água da chuva, a escolha da vegetação utilizada em projetos é pauta imprescindível quando se trata do assunto. O grande diferencial dessa abordagem é a restauração do ecossistema local.


Todo desenvolvimento é pensado na junção de técnicas de resistência climática, proteção da biodiversidade na criação de comunidades sustentáveis, visando formas de como colaborar a estética com natureza. Para tal são necessárias espécies nativas, um paisagismo produtivo, adubação e compostagens naturais entre outros conceitos.




Ultrapassando conceitos do bem-estar projetado apenas para pessoas, essa vertente visa através de suas ideias a conexão com a biosfera e como a relação com o ser humano pode ser benéfica para tudo que nela habita. A Casa Das Plantas traz hoje algumas espécies que são altamente indicadas caso você busque embarcar nessa jornada junto ao planeta e ao paisagismo.


Ipê-amarelo

Um belo exemplo nativo da América do sul, o Ipê-amarelo além de sua exuberante beleza, com flores que preenchem os olhos, é um grande aliado da causa por atrair insetos polinizadores e ser uma ótima fonte de néctar.




Jatobá

Com vagens que auxiliam na alimentação da fauna local, o exuberante Jatobá nativo de terras tupiniquins tem a madeira extremamente durável e integra a lista de espécies recomendadas para um projeto sustentável.




Erva-mate

Amplamente utilizado no consumo como chás e outras bebidas, a erva-mate nativa da América-do-sul é um bom exemplo para quem dispõe de áreas sombreadas.



Capim-limão

De vegetação perene e fácil manutenção, o capim-limão além de ter propriedades medicinais é uma ótima planta para quem pensa em cultivar sua própria horta.



Aroeira-pimenteira

Sendo fonte importante de alimento para a fauna local, a aroeira-pimenteira se adapta muito bem em diferentes climas e solos.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page