top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

O papel da vegetação em centros urbanos

A fim de embelezar cidades e também se tornar um respiro, colaborando para o equilíbrio ecológico e agregando na luta pela preservação do meio ambiente, a arborização de centros urbanos é uma discussão que deve ser de todas as camadas sociais. Por mais que qualquer cidadão possa realizar o plantio de árvores pelas cidades é importante estar atento a alguns detalhes que hoje a Casa Das Plantas vai explorar acerca nesse artigo.




O plantio de árvores em locais urbanos domados por concreto é muito significativo e afeta diretamente a vivência de todos, pois além de contribuir com a questão climática e amenizar temperaturas extremas, a vegetação também é peça chave no controle de mudanças pluviais, por exemplo em grandes períodos de chuva não é raro observar grandes cidades em estado de calamidade devido às grandes enchentes, isso porque não há absorção do solo e o sistema que normalmente é criado na natureza para escoamento e caminho natural da chuva é comprometido. Há também o cenário em que raízes começam a afetar a estrutura do asfalto, ou galhos começam a disputar lugar com fiações. Tudo isso pode ser evitado com o devido planejamento urbano em conjunto com uma visão paisagística que almeja, além da beleza, um bom funcionamento de espécies que em simbiose com as cidades pode trazer inúmeros benefícios.



Todo planejamento mencionado deve ser imaginado a longo prazo, no caso das raízes, como citada a possível disputa com as ruas, deve ser pensada a área em que vai ser realizado o plantio e que espécie esse espaço vai abrigar. A área permeável que vai ficar disponível entre o corpo do porte da planta e a estrutura civil da rua é um ponto essencial a ser observado, para que a árvore cresça saudável e com equilíbrio no local. Caso você tenha interesse em realizar um plantio em uma calçada próxima é importante que você procure a prefeitura do seu município, é comum que as instituições tenham um manual técnico que vai te instruir nesse caminho, além de possuírem um viveiro próprio com mudas que são doadas para esse tipo de plantio em um padrão adequado e pensado para as calçadas, que vai dispor de uma copa equilibrada e raízes com a formação adequada.



Apresentamos aqui também 3 espécies ideais para essa atividade e que você encontra também aqui, na Casa Das Plantas.


Jasmim-Manga

Com suas flores coloridas em variações de branco, amarelo e rosa como destaque, essas lindas originárias da Ásia podem atingir até 6 metros de altura e são muito perfumadas.





Amoreira

Muito encontradas principalmente em cidades mais interioranas, árvores frutíferas também são ótimas opções de plantio em locais públicos. É válido ressaltar que nem todas as espécies, pois quem nunca ouviu uma história de jacas caindo em cabeças não é mesmo?! Por isso trouxemos uma opção que além de encantar visualmente dão ótimos e suculentos frutos adorados pela grande opinião popular. As amoreiras são árvores de porte médio com um crescimento rápido e como a grande maioria desse grupo, floresce e tem seus frutos na primavera.



Ipê

Muito famosas por todo território brasileiro, os ipês colorem o país de norte a sul. Essas árvores de grande porte são caducifólias, variedades dos gêneros Handroanthus e Tabebuia com floração entre junho e novembro, com inúmeros tons em suas inflorescências, que vão do conhecido amarelo até o rosa.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page