top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Limpeza das folhas e a importância para a saúde das plantas

É de conhecimento geral, principalmente do público que ama plantas, a importância da rega e os cuidados com iluminação. Hoje vamos falar sobre um conjunto de ações denominado tender loving care, que seriam pequenas atitudes de atenção e carinho com sua planta, afinal também se tratam de seres vivos. Dentro desses gestos, está incluso a limpeza gentil das folhagens, além de melhorar a aparência das plantas, tem relação direta com a saúde vegetal.




Em cada planta encontram-se várias estruturas denominadas estômatos, em que a vegetação realiza trocas gasosas, transpiração e realizam a fotossíntese, assim se as plantas estiverem muito empoeiradas essas trocas podem ser prejudicadas, principalmente plantas que vivem dentro de apartamentos e não são lavadas pela chuva.


Realizando a limpeza das folhagens


Existem várias formas de realizar esse procedimento, limpeza com um espanador ou até mesmo coloca-las dentro do boxe e literalmente dar um banho de água fria. Outro processo eficiente é utilizar panos umedecidos com água e passar de forma delicada sobre as folhagens. No caso de folhas mais frágeis o ideal para não correr o risco de rasga-las é borrifar água.


Em ambientes externos também é possível utilizar uma mangueira. Independente da escolha de como for realizar o processo, o importante é utilizar apenas água para a limpeza, assim como na própria natureza.


Plantas tóxicas

Caso sua planta seja tóxica, no caso da “comigo-ninguém-pode" ou “coroa de cristo”, use equipamentos de proteção para o manuseio do procedimento, luvas e óculos de proteção, principalmente com plantas que soltam látex. O cuidado dessas espécies por pessoas sensíveis deve ser redobrado, use máscara também caso apresente sensibilidade ao pólen, e atenção redobrada com crianças e pets.


comigo-ninguém-pode
coroa de cristo

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page