Vivemos tempos em que inúmeros acontecimentos nos fazem repensar o estilo de vida que a sociedade vem adotando e como isso abala o ciclo de vida de toda biosfera, de que forma isso pode afetar o futuro do planeta e as formas de vida que nele habitam. Desde o período pandêmico, causado pelo COVID-19, uma pauta importante é de que maneira podemos alinhar hábitos modernos com o bem-estar geral do ecossistema, com isso também é discutida a atual crise climática que afeta toda cadeia de vida. Trazer a natureza para mais perto é uma tendência crescente como forma de aproximação para quem vive em cidades grandes e também como método que acalma o estresse cotidiano.
Já mencionado em artigos publicados pela Casa Das Plantas, o Design biofílico é uma vertente que vem apresentando cada vez mais procura. Além da melhora na qualidade do ar, cultivar plantas dentro de casa é uma prática que beneficia tanto no mantimento da flora local como da própria saúde mental de quem circula por um espaço. Devido aos acontecimentos citados acima, a busca e as tendências para 2024 refletem uma procura pelo otimismo.
Os cantos verdes das casas serão tomados por cores e formas extraordinárias, que remetem à alegria. Tons fortes e traços que lembram à fantasia do imaginário, como se pode observar em orquídeas e begônias. Na plataforma “Pinterest” a busca por inspirações aumentou exponencialmente, como a procura pelo termo “decoração floral” que teve um aumento de 135%, demonstrando que cada vez mais as plantas conquistam espaços nas residências modernas. Também na interface de pesquisa, termos como “flores de luxo” e “buquê de flores simples” apresentaram um aumento de 172% e 132% respectivamente.
Entre outras apostas, algumas espécies mais rústicas também complementam a lista. Inspirações mediterrâneas como mini oliveiras e mini limoeiros, também terrários devem seguir no topo de preferências e isso inclui musgos, suculentas e samambaias também como bonsais. Há um tempo a Costela-de-Adão (Monstera) é uma das maiores demandas em floriculturas e Garden Center’s e isso não deve mudar, além do seu potencial como purificador de ar ela é de baixa manutenção, atraindo tutores (ou ‘pais’) de plantas por todo o mundo.
Como apontado antes, passamos por épocas de certa conturbação, por isso aqui também entram em destaque plantas que trazem consigo uma forma de simbolismo. Por exemplo em culturas orientais a Flor-de-lótus representa pureza de renascimento, da mente e do corpo, funciona bem em arranjos, vasos e composições. Também a encargo de equilíbrio energético, a Caliandra que se acredita diminuir os choques emocionais e também representa um ótimo ponto de luz no âmbito decorativo. Se você gosta de investir em uma linha de paisagismo que aborda plantas mais exóticas um belo exemplo é o Jacarandá, que segundo lendas amazônicas trata-se de uma árvore do conhecimento e da sabedoria. Clássico e atemporal, o Amaranto sempre se encontra entre as espécies favoritas dos brasileiros, seu tom avermelhado a torna uma ótima opção planta ornamental.
Comments