top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Flores e plantas para 2024

Vivemos tempos em que inúmeros acontecimentos nos fazem repensar o estilo de vida que a sociedade vem adotando e como isso abala o ciclo de vida de toda biosfera, de que forma isso pode afetar o futuro do planeta e as formas de vida que nele habitam. Desde o período pandêmico, causado pelo COVID-19, uma pauta importante é de que maneira podemos alinhar hábitos modernos com o bem-estar geral do ecossistema, com isso também é discutida a atual crise climática que afeta toda cadeia de vida. Trazer a natureza para mais perto é uma tendência crescente como forma de aproximação para quem vive em cidades grandes e também como método que acalma o estresse cotidiano.



Já mencionado em artigos publicados pela Casa Das Plantas, o Design biofílico é uma vertente que vem apresentando cada vez mais procura. Além da melhora na qualidade do ar, cultivar plantas dentro de casa é uma prática que beneficia tanto no mantimento da flora local como da própria saúde mental de quem circula por um espaço. Devido aos acontecimentos citados acima, a busca e as tendências para 2024 refletem uma procura pelo otimismo.


Os cantos verdes das casas serão tomados por cores e formas extraordinárias, que remetem à alegria. Tons fortes e traços que lembram à fantasia do imaginário, como se pode observar em orquídeas e begônias. Na plataforma “Pinterest” a busca por inspirações aumentou exponencialmente, como a procura pelo termo “decoração floral” que teve um aumento de 135%, demonstrando que cada vez mais as plantas conquistam espaços nas residências modernas. Também na interface de pesquisa, termos como “flores de luxo” e “buquê de flores simples” apresentaram um aumento de 172% e 132% respectivamente.


costela-de-adão
orquídea
begônia

Entre outras apostas, algumas espécies mais rústicas também complementam a lista. Inspirações mediterrâneas como mini oliveiras e mini limoeiros, também terrários devem seguir no topo de preferências e isso inclui musgos, suculentas e samambaias também como bonsais. Há um tempo a Costela-de-Adão (Monstera) é uma das maiores demandas em floriculturas e Garden Center’s e isso não deve mudar, além do seu potencial como purificador de ar ela é de baixa manutenção, atraindo tutores (ou ‘pais’) de plantas por todo o mundo.


Caliandra
mini oliveira
mini limoeiro

Como apontado antes, passamos por épocas de certa conturbação, por isso aqui também entram em destaque plantas que trazem consigo uma forma de simbolismo. Por exemplo em culturas orientais a Flor-de-lótus representa pureza de renascimento, da mente e do corpo, funciona bem em arranjos, vasos e composições.  Também a encargo de equilíbrio energético, a Caliandra que se acredita diminuir os choques emocionais e também representa um ótimo ponto de luz no âmbito decorativo. Se você gosta de investir em uma linha de paisagismo que aborda plantas mais exóticas um belo exemplo é o Jacarandá, que segundo lendas amazônicas trata-se de uma árvore do conhecimento e da sabedoria. Clássico e atemporal, o Amaranto sempre se encontra entre as espécies favoritas dos brasileiros, seu tom avermelhado a torna uma ótima opção planta ornamental.


amaranto
flor-de-lótus
jacarandá

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page