top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Como cuidar das plantas com as ondas de calor

Com as frequentes ondas de calor que vem afetando todo globo, não podemos esquecer somente de nos hidratar, mas também as plantas! Claro que a rega parece ser a resposta mais óbvia quando se imagina esse tipo de manutenção, mas somente esse cuidado não basta.



Separamos alguns pontos para que tanto você quanto suas plantas aproveitem ao máximo essa temporada sem correr riscos.


Exposição ao sol

Para se proteger do calor, as plantas liberam energia em forma de queimaduras e desidratação. Porém algumas espécies específicas são adeptas ao clima. Geralmente espécies que apresentam tanto folhagens quanto caule mais rústicos. Também frutíferas, plantas com flores e hortaliças são adeptas ao sol. Fique atento aos sinais que sua planta apresentar com essa incidência solar.




Pragas

O calor atraí muitos insetos afetando não só as pessoas como também pode causar danos às plantas. Alguns sugadores como pulgões, percevejos e cigarrinhas além de extraírem a seiva das folhas, secretam um líquido açucarado que atraí formigas e favorece a proliferação de fungos, o que acaba afetando a área em que a planta realiza a fotossíntese. Caramujos, caracóis e afins também podem afetar sua planta nesse período. Ficam escondidos sob pedras, folhas, vasos e aparecem a noite. Uma solução que otimiza é a aplicação de fertilizantes no período da manhã, reduzindo a chance de queimaduras nas plantas.




Regas

Não poderíamos deixar de falar de uma das maiores preocupações nesse período, e também um dos maiores problemas que pode acarretar no adoecimento de sua planta. É importante ficar atento ao equilíbrio da rega. Tanto a falta quanto o excesso podem ser extremamente prejudiciais para a saúde da sua planta. Prefira a rega no começo ou ao final do dia. E sempre verifique a umidade do solo antes.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page