top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

Begônias, excêntricas e encantadoras

De natureza intrigante, convidando o observador a descobrir mais sobre o gênero Begonia, as plantas desse grupo possuem folhas vistosas e geralmente “estampadas”. São conhecidas no mundo inteiro, apesar de serem mais encontradas em regiões tropicais.



As espécies mais conhecidas ganharam a feição dos amantes de plantas por apresentarem grandes folhagens coloridas, suas flores podem passar despercebidas por serem menores e mais discretas. Existem também cruzamentos botânicos que resultaram em florações diferentes do conhecido, como a Begonia eliator que tem flores que lembram rosas.



Como são nativas de florestas tropicais, estão acostumadas a ambientes de sombra e meia-sombra, ideais para espaços internos em que possam receber iluminação solar leve, sol da manhã ou final de tarde. Podendo ser uma dificuldade na hora do cultivo, as regas devem ser espaçadas, o solo deve ficar úmido, mas nunca encharcado. Procure simular a chuva borrifando água de uma certa distância da planta.



Na maioria das vezes o cultivo é realizado em vasos, embora em alguns casos sejam utilizadas em canteiros e áreas externas. Para um bom desenvolvimento da vegetação mantenha o solo fofo e preparado com matéria orgânica, utilizando cascas de árvores como forração para manter a umidade do solo. Para um crescimento mais saudável é ideal realizar a adubação uma vez no mês. A manutenção em relação a poda é simples, sendo apenas a limpeza de folhas secas ou murchas. Separamos também algumas espécies para ter na sua casa caso você ainda não conheça.


Begônia Maculata

Em terras brasileiras uma nativa do Sudeste e centro-oeste, a popular folhagem avermelhada com pintas brancas foi desenvolvida por produtores agrícolas. De nome científico Begonia Maculata cv. Wightii, o cv na sigla significa cultivo. Se suas folhas murcharem e estiveram mais “baixas” isso significa que sua planta precisa de água ou está exposta a uma quantidade de sol maior do que a necessária. Se o caule estiver amarelado ou mole isso indica excesso de água.  



Begônia Rex

Portadora de uma aparência excêntrica e única, muito utilizada como planta ornamental pode ser confundida com uma planta de sol, mas procure mantê-la me um local em que a incidência solar não seja direta. Com cores que variam do roxo, branco, vermelho, verde entre outras tonalidades, ela pode chegar até 40 cm de altura.  



Begônia Beleaf

Possui folhas assimétricas e bordas rasgadas, sua tonalidade rosa é o destaque dessa espécie que além dessas características também possui o aspecto manchado. Evite manter essa espécie em locais muito escuros e com ar-condicionado que possa estar direcionado diretamente a ela.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page