top of page
  • Foto do escritorNelson Yokota

9 espécies para cultivo em jardim terapêutico

Utilizados como alternativas de inúmeros tratamentos de recuperação em clínicas, hospitais, centros de reabilitação e locais com foco na reintegração social de indivíduos, jardins terapêuticos podem ser uma estratégia muito interessante e natural como forma de apoio em tratamentos para a saúde física e mental.  



Sendo uma possibilidade de refúgio para se desconectar do mundo exterior e estar em contato mais próximo à natureza, seus elementos são planejados para que seja estabelecido o equilíbrio e a tranquilidade. Com benefícios que impactam diretamente o estímulo a criatividade, a memória e a concentração, a redução de questões relacionadas a depressão e ansiedade também estão entre as vantagens de se ter e conviver em um espaço verde projetado. Um ponto essencial para que esse tipo de espaço seja aproveitado da melhor forma possível se encontra exatamente no planejamento do ambiente, por exemplo a disponibilidade espacial dos componentes como móveis, plantas e demais constituintes.


Um dos pontos mais interessantes que podem ser abordados nesse tópico é a forma de interação que um local assim permite, por exemplo hortas, que permitem um diálogo direto do contato humano com a terra e que promovem a socialização tanto com a natureza quanto com pessoas que podem auxiliar em processos de recuperação.



Estudos realizados pela ONG The Nature Conservancy (TNC), a Universidade de Virginia e o Centro de Resiliência de Estocolmo comprovaram a melhoria de pacientes com sintomas de estresse pós-traumático, ansiedade e depressão no convívio contínuo em jardins terapêuticos como tratamento complementar.


Um dos pontos fundamentais para serem pensados são as espécies que serão utilizadas nas composições dos jardins, hoje a Casa Das Plantas separou 9 plantas que são relacionadas a tranquilidade e possuem características que são ligadas ao relaxamento, e podem ser utilizadas tanto na construção de um jardim terapêutico como você pode ter em casa e cultivar esse conceito.


Carqueja



Uma planta medicinal, bem explorada como remédio caseiro, entre os inúmeros benefícios estão o controle da pressão arterial, diminuição de açúcar no sangue, fortalecimento do sistema imunológico e ação anti-inflamatória, a Baccharis trimera sem dúvidas irá compor esse jardim de maneira única.


Erva-cidreira



A Melissa officinalis mais conhecida como erva-cidreira possui compostos flavonoides e fenólicos que são composições que auxiliam como propriedades calmantes, anti-inflamatórias e antioxidantes.


Lavanda



Um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo, a Lavandula possui um aroma inconfundível, além de atrativo às papilas olfativas é uma grande aliada de efeito calmante. Seus usos tradicionais incluem a planta como antiespasmódica, expectorante e carminativa. Contribuindo para o bem-estar físico e mental, ela também encanta como alternativa ornamental.

 

Eucalipto



Dotado de compostos benéficos para a saúde como flavonoides, taninos, cineol, terpineol, aldeídos e alguns óleos essenciais que possuem ações antissépticas, antiespasmódica e antimicrobiana, os chás feitos a partir do Eucalyptus globulus são muito recomendados no tratamento de diversas questões e bem recomendados para o tratamento de resfriados.


Calêndula



Antiga conhecida do universo dos românticos, a Calendula officinalis ou como é conhecida “bem-me-quer/mal-me-quer” além de suas formas ornamentais é uma espécie que possui um ótimo desempenho no tratamento de algumas questões como anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, cicatrizante é uma grande aliada de tratamentos de pele, do fígado e regulação dos níveis de açúcar no sangue.  


Dente-de-leão



Grande aliado no funcionamento do fígado e do coração, o Taraxacum officinale é rico em vitaminas, inulina, minerais, aminoácidos e fitoesterois. O dente-de-leão é consumido tanto em sua forma natural em saladas e outros preparos como em chás e sucos.


Babosa



Muito conhecida por suas propriedades calmantes e bastante explorada na indústria estética, a Aloe barbadensis também exibe mais uma outra gama de benefícios sendo o tratamento do sistema gastrointestinal um deles. Uma planta de fácil manutenção, seu cultivo em casa e em jardins é sinônimo de bem-estar.


Hortelã



De aroma característico e refrescante, a Mentha spicata já uma conhecida aliada de tratamentos que auxiliam o ser humano em melhoras na saúde. Promove melhoria em quadros de resfriado, tratamentos gastrointestinais, de ansiedade e anti-inflamatórios.


Camomila



Talvez a substância calmante mais famosa da lista, duas das espécies mais utilizadas dessa família no preparo de chás são a Matricaria camomila e Chamaemelum nobile. Além dos conhecidos efeitos calmantes, essa charmosa flor também possui ações anti-inflamatórias e também por ter ação antioxidante ser um aliado na prevenção de câncer.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page