top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

6 PANCs para plantio em casa

Por vezes conhecidas como ervas daninhas, as plantas alimentícias não-convencionais, são uma excelente opção para promover a variabilidade alimentar, além de serem resistentes a pragas e doenças. Seu consumo contribui para valorizar os produtores locais e também é considerado um tipo de agricultura sustentável.



A coleta deve ser feita com cuidado e selecionada por especialista, por isso listamos algumas das principais espécies no Brasil e suas principais características.


Ora-pro-nóbis


Cultivo

Podendo receber incidência tanto de meia-sombra quanto de sol pleno, a Ora-pro-nóbis é uma espécie que não necessita de muita rega, pois prefere um solo mais seco.

Gastronomia

Tanto broto como as flores são comestíveis, ela é comparada à couve manteiga. Pode ser aplicada em diversos preparos desde sucos e saladas à refogados e sopas.

Características

Seu comportamento é comum à de uma planta trepadeira. Apresenta folhas carnudas e suculentas com flores brancas.


Capuchinha


Cultivo

A Capuchinha tem desenvolvimento em diferentes tipos de solo, porém seu cultivo é melhor em solos ricos em nutrientes, em matéria orgânica, bem drenados e profundos. Sua irrigação deve ser espaçada.

Gastronomia

Lembrando o sabor picante do agrião, suas folhas rendem boas saladas, patês e refogados, enquanto que seus frutos são considerados ótimos como conservas de picles.

Características

O que conferiu o nome a planta foi o formato de suas flores que remete um capucho (chapéu em bico). Além de suas caraterísticas na culinária, também pode ser utilizada como planta de forração no paisagismo.


Caruru


Cultivo

Conhecido como uma erva-daninha, o Caruru consegue se adaptar facilmente em uma diversidade de ambientes, daí sua falsa fama.

Gastronomia

A verdura pode ser utilizada como recheio e suas folhas são consumidas exclusivamente após o cozimento.

Características

Com maior presença notória na Bahia, O Caruru também pode ser encontrado em múltiplas regiões do Brasil e sua folha apresenta o formato de espiga.


Peixinho-da-horta


Cultivo

Seu cultivo ideal é a meia-sombra. Por mais que goste de luminosidade, o peixinho não se dá bem com o calor.

Gastronomia

Como seu próprio nome denuncia, seu sabor lembra o de peixe frito. É comum encontrá-lo empanado, mas serve como ótimo recheio de tortas e omeletes. Lembre-se de lavar bem antes de consumir devido a pilosidade de suas folhas.

Características

Suas folhas apresentam características de pilosidade, como mencionado antes, ela não gosta de calor e se adapta bem nas regiões Sul e Sudeste.


Cará-do-ar


Cultivo

É uma planta pouco exigente, o recomendado é fazer duas vezes sua adubação orgânica.

Gastronomia

Possui propriedades semelhantes à da batata comum, crocância, coloração e cremosidade, além dos benefícios do próprio Cará-do-ar. Assim como seu similar, seu consumo é inúmero e a criatividade pode se soltar.

Características

Sua aparência se assemelha a de um inhame. Seu nome se dá devido sua espécie ser uma trepadeira, e suas raízes soltas no ar.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page