top of page
  • Foto do escritorAndré Possolli

5 Técnicas de Paisagismo

Cores, texturas, formas, movimento, arborização, equilíbrio do ecossistema local, ventilação entre tantos outros fatores positivos que um projeto de paisagismo pode agregar em um ambiente, hoje a Casa Das Plantas vai explicar para você o porquê da importância de se ter um bom projeto de paisagismo em sua casa.


projeto Casa Das Plantas

É considerada recente a convivência de seres humanos em grandes centros urbanos, o que acarretou no afastamento de pessoas da natureza, e uma das missões de um bom projeto da área é essa, aproximar a sociedade do verde novamente, visto que o cérebro humano é formulado para tal convivência com a natureza. Compreender o que é o paisagismo vai lhe ajudar a melhorar sua rotina e bem-estar, impactando diretamente na sua qualidade de vida.

Aliado em uma vertente da arquitetura, o paisagismo é uma técnica que busca preservar, projetar e gerir espaços criando paisagens, isto é, um plano assertivo é aquele aplica harmonia entre a iluminação, plantas e solo, dando vida ao espaço e reforçando a importância do contato humano com a natureza.


projeto Casa Das Plantas

Conforme a evolução dos estudos da área as técnicas de aplicação também foram se aprimorando e se tornando cada vez mais complexas. Existem diversos tipos e os elementos são pensados na composição do todo, que vão além somente do quesito estético. Nos grupos podemos listar:


Jardins



Jardins verticais



Caminhos



Plantio em vasos



Jardim preservado



Dentre as inúmeras vantagens que um projeto de paisagismo pode trazer para um ambiente podemos citar o conforto térmico, a sensação de bem-estar, melhora na qualidade do ar, sombreamento em áreas abertas, e a acústica local. É comum também que haja a confusão de paisagismo com jardinagem, a principal diferença está entre como os dois atuam. Enquanto paisagismo é o que desenvolve um projeto e pensa na forma e utilização do espaço, a jardinagem executa o que está no papel, ou seja, ambos caminham juntos em suas respectivas funções. Alguns pontos devem ser considerados para um bom projeto:


A iluminação que proporciona um efeito ornamental essencial valorizando os volumes aplicados e também no conforto.



O uso de diferentes texturas que agrega uma combinação de elementos vegetais e não vegetais proporcionando beleza e conforto.



As cores que brilham aos olhos, afinal a visão é um dos sentidos mais aguçados aos seres humanos.



Com o princípio de que um projeto de paisagismo deve trazer conforto para um ambiente é essencial pensar no mobiliário que vai ser utilizado no projeto. Entre mesas, bancos, pergolados, cadeiras, redes ou que for melhor para a vivência no espaço do projeto.

Pensar no uso do ambiente é fundamental para garantir a longevidade e todos os benefícios que vão ser dispostos. Por exemplo, espaço de longa permanência precisa de um sombreamento maior, nos de grande circulação os caminhos devem ser mais delimitados.



E as plantas é claro, os elementos mais importantes de um projeto paisagístico, além de toda importância ornamental e harmônica que elas devem trazer, existem tópicos muito importantes que devem ser levados em conta como a quantidade de luz solar que o espaço recebe, atributos climáticos como a incidência do vento e a umidade local e de que forma é realizada a manutenção do cultivo.



O importante é sempre ter a natureza por perto para te inspirar.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page