Por mais bonitas que sejam algumas espécies, para um obter ótimos resultados de cultivo é essencial observar quais as caraterísticas de seu habitat de origem, ou seja, analisar de que forma a planta se desenvolve da melhor forma, isso nos ensina a melhor maneira de cuidar em alguns pontos que são chave para uma longa vida e saudável. Podemos mencionar a frequência de rega que uma espécie vai necessitar, quais as condições ideais de temperatura de sobrevivência e aqui ressaltamos a importância de ficar atento a incidência solar.
Por mais que toda planta aprecie bastante luminosidade isso não significa que todas apreciem ficar expostas diretamente sob um sol forte. Caso você more em uma região em que o sol é mais intenso, possui uma área externa que fica sob essa condição e deseja ter um jardim incrível confira abaixo 15 espécies ideais que tem ótimo desenvolvimento embaixo de um sol de forte.
Bromélia-imperial
De baixas alturas e grande beleza, as bromélias começam a lista trazendo consigo essa tropicalidade tão adorada ao redor do globo. Ela se desenvolve bem tanto isolada como plantada em grupo.
Agapanthus azul
Uma ótima opção para quem planeja cultivar espécies em vasos ou floreiras que podem ter um controle maior de incidência solar. Trazendo cor e forma para os jardins, procure mantê-la em locais que não recebam muita luz direta do sol para que suas flores não queimem.
Helicônia papagaio
Apresentando inflorescências avermelhadas e exóticas, são amplamente utilizadas em arranjos, essa encantadora espécie é sinônimo de personalidade em qualquer ambiente e aceita tanto meia-sombra quanto sol pleno.
Capim-do-Texas
Cor, textura e fluidez são apenas algumas das características ornamentais que essa espécie agrega em jardins. Além de integrar muito bem composições leves, a individualidade dessa espécie é o toque que seu jardim precisa.
Ipê branco
Espécies que são ideais para grandes áreas, esse grupo que é praticamente símbolo de quase todo território brasileiro, ideal para grandes jardins.
Hibisco
Uma espécie que atrai inúmeros polinizadores, é uma ótima opção para quem procura exuberantes flores ornamentais e mora em regiões mais quentes.
Phoenix Canariensis
Se você tem bastante espaço e aprecia a estética tropical essa palmeira é para você. Podendo ser plantada sozinha ou em grandes grupos, essa espécie além de suntuosa é um grande símbolo de regiões temperadas.
Petúnias
Uma flor com diversas cores e texturas que possibilita um universo de criações e composições, funciona muito bem em ambientes que tem uma disposição boa de luz direta e seus variados tons permitem várias combinações de espécies em jardins.
Caladium
Muito bem adaptado tanto em climas mais quentes quanto mais frios, o Caladium é uma ótima opção para jardins externos por ser uma planta que suporta bem sol forte.
Juniperus
Com diferentes tipos de arbusto e tamanhos, é uma planta que gosta de bastante sol, sua aparência única torna suas combinações em jardins ainda mais belas.
Cactos
Devido sua baixa manutenção é uma procura muito grande tanto por amantes de plantas quanto por quem está iniciando nesse universo. Claro que não se resume somente a este ponto, suas suntuosas formas e uma gigante gama de espécies que, em sua maioria, são espécies que preferem muita luz são ótimas opções para sol pleno e encantam em vasos e jardins.
Peônias
Também grandes atrativos para polinizadores, as peônias com grandes flores brancas e rosadas florescem entre maio e junho. Além de serem ótimas em conjunto em diversidade com outras espécies, aprecia bem o contato com sol direto.
Agave
Ambas a Agave angustifólia e a Agave attenuata são opções de sucesso sob sol pleno. São espécies de fácil manutenção e ideais em regiões de sol o ano todo.
Espada-de-são-jorge
Quando o assunto é versatilidade e baixa manutenção uma das grandes estrelas é sem dúvidas essa espécie que atrai admiradores por todos os lugares. Ela não só aprecia sol direto como também não exige regas constantes e convive bem em temperaturas diversas.
Hera
Mais uma espécie de grande adaptabilidade a variadas condições climáticas. Funciona como planta pendente, em forrações e é utilizada até mesmo como trepadeira em muros verdes.
Comentarios